Um auto inédito do CPC

Artigo publicado no livro Peças do CPC – A mais-valia vai acabar, seu Edgar e Mundo enterrado, feito pelo LITS


Peças do CPC (capa)Um auto inédito do CPC (pp. 175-180)
Paulo Fávari

Em Peças do CPC – A mais-valia vai acabar, seu Edgar e Mundo enterrado, de Oduvaldo Vianna Filho
Editora Expressão Popular
Ano 2016
ISBN 9788577432776
238 páginas

Introdução à peça Mundo enterrado, escrita por Oduvaldo Vianna Filho durante sua experiência no CPC. O artigo analisa a experiência do conjunto mural Imperialismo e petróleo, composto por mais dois autos (O petróleo ficou nosso, de Armando Costa, e Petróleo e guerra na Argélia, de Carlos Estevam Martins).

Escrita provavelmente na vizinhança do mês de fevereiro de 1963, Mundo enterrado narra o processo de capitalismo predatório que está na gênese do imperialismo norte-americano, através do conglomerado petroleiro Standard Oil. Ao mesmo tempo, a peça alerta para as consequências da aliança entre trabalhadores e pequena burguesia num cenário de pressão do grande capital – sinalizando já a mudança política de Vianinha em relação ao PCB. A pequena burguesia cede às pressões, enquanto que os trabalhadores arcam com os prejuízos.

No acontecimento teatral dos murais do CPC, várias peças curtas (os autos) sobre um assunto importante do momento eram apresentadas e, em seguida, era feito um debate com a plateia. Comparadas entre si, as peças revelam nuances de uma mesma questão do dia a dia deixando para o expectador as conclusões – e a atuação no mundo para mudar o estado de coisas.

Autor: Paulo Fávari

Paulo Fávari é mestrando em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP com o tema O trabalho experimental de Chico de Assis nos anos 1960: direção, dramaturgia e pedagogia, sob orientação do professor Sérgio de Carvalho. É também pesquisador do Laboratório de Investigação em Teatro e Sociedade (LITS). Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s