De frente para a tela

Tenho o poder da escolha, mas que diferença faz?


Troquei a televisão pelo computador. Agora sou inteiramente responsável por minha idiotização.

Foi uma transição natural: estava farto de tudo que me era empurrado pela caixa de sonhos (aberta ou paga). Na novela, a estética pobre shopping center. As personagens são pobres com casa decorada e seus problemas se resumem aos desamores – com casamento feliz no final. Nos programas de auditório, a felicidade, as palmas, o coro robóticos. Vejam o que ele consegue fazer em 30 segundos (bravo!). O mais novo quadro de pegadinhas para você, no canal x. O mais novo quadro (ou programa) de calouros para você, nos canais x, y e z.

Novela (click) jornal (click) novela (click) filme dublado cortado (click) vídeos incríveis (click) programa de auditório (click) reality show (click) humorístico machista (off). Não, basta!

Troquei o sofá pela cadeira. Sou dono de mim, posso escolher se compactuo ou não desse eterno jogo do velho com verniz de novo.

E eu escolho escolher. Computador, internet! Decido que é hora de ler as notícias, ouvir música, conversar e ver filme, tudo ao mesmo tempo. Eu quero, eu posso, eu decido.

Leio a manchete, fico com o fone no ouvido mas não escuto o que sai dele, converso (?). O filme, não vejo porque é longo demais: 3 minutos.

Vejo o desenho do que parece ser uma manchete, um zunido não sai do meu ouvido, digito onomatopeias. Que é filme?.

Não aplaudo nem faço coro, compartilho memes.

Facebook (F5) Facebook (F5) Facebook (F5) Facebook (F5) Facebook (F5) Facebook (F5) Facebook (F5) Facebook (F5) Facebook (off). Xatiado!

Autor: Paulo Fávari

Paulo Fávari é mestrando em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP com o tema O trabalho experimental de Chico de Assis nos anos 1960: direção, dramaturgia e pedagogia, sob orientação do professor Sérgio de Carvalho. É também pesquisador do Laboratório de Investigação em Teatro e Sociedade (LITS). Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s