Quem sabe fala ao vivo


A coisa toda está pegando fogo no Reino Unido e dá-lhe mídia classificando de distúrbios, vandalismos e afins. Encontrei dois vídeos que mostram, de uma só vez, o que penso sobre os acontecimentos do Reino Unido e sobre a cobertura da imprensa.

O primeiro vídeo é uma participação do sociólogo Silvio Caccia Bava, coordenador-geral do Instituto Polis e diretor e editor-geral do Le Monde Diplomatique Brasil, à Globo News. Os apresentadores tentam a todo custo fazer com que o sociólogo diga que os jovens ingleses são criminosos. A cada tentativa dos repórteres o sociólogo se sai melhor.

O segundo vídeo é um depoimento/discussão do escritor inglês Darcus Howe com os âncoras da BBC. Enquanto os âncoras atuam como inquisidores, o escritor fala de um modo tão visceral e franco que fiquei com vergonha alheia dos âncoras. Como bônus, há o comentário dos apresentadores e comentaristas do Jornal da Cultura.


Autor: Paulo Fávari

Paulo Fávari é mestrando em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP com o tema O trabalho experimental de Chico de Assis nos anos 1960: direção, dramaturgia e pedagogia, sob orientação do professor Sérgio de Carvalho. É também pesquisador do Laboratório de Investigação em Teatro e Sociedade (LITS). Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s